Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Cartão do Hospital;

– Comprovante de endereço.

Quais objetos que os pacientes podem trazer?

  • O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
  • Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
  • Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;

Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?

Comparecer no horário de visita e procurar enfermeiro ou médico da unidade de internação.

Visitas?

No ato da internação do paciente, o acompanhante receberá dois cartões contendo as informações sobre o horário das visitas, que deverá ser respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos quartos.

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por meio de documento de identidade.

Informações médicas de pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas; a troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas.

Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do hospital.

Quais os horários de visitas?

– Clínica Médica – das 10h00 às 21h00, um visitante por vez

– Pediatria – das 12h00 às 21h00, um visitante por vez

– Observação Adulto – das 16h30 às 17h00, um visitante por vez

– Psiquiatria – das 16h00 às 18h00, dois visitantes por vez

– UTI Neonatal – das 07h00 às 21h00 horário livre para Pais e Mães e das 17h00 às 17h30 para Avôs, Avós e Irmãos maiores de 12 anos de idade, sendo dois visitantes por vez durante o período.

– Maternidade – das 10h00 às 21h00, um visitante por vez

– Clínica Cirúrgica – das 10h00 às 21h00, um visitante por vez

– UTI Adulto – das 12h00 às 13h30 e 20h00 às 20h30, dois visitantes por dia

– Troca de Acompanhante – pacientes menores e idosos têm direito a acompanhante, exceto na Clínica de Emergência e UTI.

Horários – Entre 08h00 e 08h30 – 14h30 e 15h00 – 20h30 e 21h00

Informamos que o horário de visita poderá ser alterado, de acordo com a necessidade da unidade.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

 

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

Posso filmar ou fotografar?

E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável.

E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.

Se tiver duvidas , entre em contato com a Diretoria.

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, aos Finas de Semana das 07h às 13h, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo.

Formas de Contato:

– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;

– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção do Pronto-Socorro do hospital);

– Email: sau@hmpb.spdm.org.br;

– Telefone:(11) 2489-6618