Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Sistema ERP

O sistema de informação hospitalar, um dos mais modernos e completos softwares de gestão de saúde, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

Sistema Laboratório

Todo o fluxo do Laboratório também é informatizado, envolvendo desde a entrada do paciente até a coleta do material e processamento do exame, tendo total integração com o Sistema ERP de Gestão Hospitalar do HMPB. A automatização e integração entre os sistemas garante agilidade na disponibilização dos resultados e segurança ao paciente.

Transmissão de Eventos

Destaca-se a transmissão de Streaming de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso

Integração de Enfermagem

Com o objetivo de facilitar a ambientação do novo colaborador às normas e rotinas do Hospital e garantir a padronização da informação e dos conhecimentos mínimos desejáveis para o desempenho de suas funções e de suas interfaces, é realizado a Integração com os novos colaboradores da enfermagem. Realizamos a capacitação segundo o Modelo Assistencial de Enfermagem das Instituições Afiliadas da SPDM que prima pela segurança do paciente através de treinamentos teóricos e práticos.

Recrutamento e seleção de novos colaboradores

O processo de Seleção de Pessoal é realizado em parceria com o Recursos Humanos e a Medicina do Trabalho e objetiva a contratação de candidatos com perfil que mais se aproximam aos pré-requisitos da vaga aberta, disponíveis nas descrições de cargos. Desta forma, a entrevista é pautada na avaliação de competências profissionais e pode fazer uso ou não de cenários de simulação realística. A este processo os enfermeiros de educação continuada preconizam a assertividade e eficácia na contratação, atendendo as necessidades inerentes a produtividade na instituição e a diminuição da rotatividade dos colaboradores a fim de manter a qualidade da assistência de enfermagem.

Atividades Educativas

A adesão de práticas educativas pautadas no uso de jogos tem sido muito utilizado. Dinâmicas, gincanas, tabuleiros, competições são estratégias com boa adesão da equipe de enfermagem e são capazes de abranger temáticas que variam desde o desenvolvimento de competências gerenciais à implantação de protocolos institucionais.

Estudo de Caso

A realização de estudos de casos clínicos tem como objetivo incentivar a reflexão e raciocínio clínico do enfermeiro. O roteiro institucional é constituído de levantamento de dados, fisiopatologia, epidemiologia, diagnósticos e intervenções de enfermagem, bem como o resultado esperado para a assistência prestada. Esta prática desperta a busca pela atualização científica nos enfermeiros.

Estágios em Enfermagem

O programa visa a parceria com escolas técnicas de Enfermagem da região fornecendo o campo para realização de estágios e possibilitando a interface entre o ambiente profissional e o ambiente de aprendizagem. A educação continuada promove a integração do supervisor de estágio através da apresentação dos Protocolos Institucionais, Manuais de Normas, Rotinas, Procedimentos e demais documentos organizacionais, a fim de que o Modelo Assistencial seja mantido durante todo o período de aprendizado do estagiário assegurando a qualidade da assistência prestada.

Treinamentos

Com o objetivo de desenvolver os profissionais de enfermagem, bem como contribuir com a manutenção do Modelo Assistencial de Enfermagem das Instituições Afiliadas da SPDM, realizamos treinamentos práticos e teóricos com a equipe de enfermagem, desenvolvendo competências e capacitando outros profissionais para a difusão do conhecimento.

Simulação Realística

Consolidada como efetiva estratégia educativa a Simulação Realística, técnica que adota o uso de bonecos, equipamentos, para mimetizar situações reais, tem sido realizada com frequência para alinhar processos, melhorar a qualidade assistencial, e desenvolver colaboradores. Inúmeros treinamentos foram realizados nos últimos anos com grande êxito.

Cursos e Palestras

A promoção de cursos e palestras tem como objetivo a atualização e capacitação profissional, segundo Diretrizes Internacionais, do Ministério da Saúde e demais referenciais confiáveis, promovendo o envolvimento dos colaboradores e a participação da equipe multiprofissional .